Acusados de homicídio são presos durante Operação “Proximidade”

Sharon Marques - Assessoria SSP AM (4)
FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

 

 

Em dois finais de semana da Operação ‘Proximidade’, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a prisão de 160 pessoas em flagrante e mandados de prisão e a apreensão de 185 veículos em situação irregular. O balanço foi apresentado pelos órgãos de Segurança (Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito e Corpo de Bombeiro) na tarde desta segunda-feira (1º) na Delegacia-Geral.

 

A Operação ‘Proximidade’ é coordenada pela SSP-AM e reforça, por 24 horas, o policiamento na capital nos períodos da manhã, tarde, noite e madrugada, nas áreas consideradas de maior risco, principalmente, zonas Leste e Norte, onde a SSP-AM já registrou a redução de crimes no mês de janeiro.

 

Foto: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM
Foto: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

Somente neste final de semana, sete mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil que coordenou a operação no período da manhã e tarde. As equipes também registraram duas prisões em flagrante por tráfico de drogas. Dentre os presos, acusados de homicídio.

 

Nos seis dias de operação (sexta, sábado e domingo dos últimos dois finais de semana) os órgãos realizaram mais de 35 mil abordagens a pessoas e veículos, segundo balanço divulgado nesta tarde.

 

Somente neste último final de semana, a SSP-AM registrou cerca de 100 veículos apreendidos por irregularidades e a prisão de  77 pessoas em todos os Distritos Integrados de Polícia da capital, a maioria presa em flagrante pela Polícia Militar pelos crimes de roubo e furto durante ações de policiamento.

 

Dentre os presos na operação “Proximidade” estão: Paulo Roberto Marques Vilaça, 24 anos, Paulo Sérgio do Nascimento Taveira, 20, e Cássio Dourado Batista, 23, acusados de homicídio qualificado pela morte de Valmir Pereira Filho, ocorrido em fevereiro de 2014.

 

Segundo as investigações da Polícia Civil, a vítima foi agredida e recebeu diversos golpes na cabeça, após tentar recuperar o aparelho celular que teria sido roubado por um grupo, o qual o trio fazia parte. O crime ocorreu na Avenida Nepal, Nova Cidade, zona Norte de Manaus.

 

Também foram presos por mandado de prisão, Jonildo Fonseca Ramos, 31, por homicídio tentado cometido em 2003, Maycon da Costa Lima, 27, e Paulo César Santos Pinto,  28, pelo crime de tráfico de drogas. Paulo César também responde a outro processo por adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso. Já Pedro da Silva e Silva teve a prisão efetuada pelo crime de roubo.

 

Durante abordagens das equipes, Elton Farias Alves (que já responde por tráfico de drogas) e Willian Júnior Martins Moraes foram presos em flagrante.

 

No veículo onde a dupla estava, haviam diversas substâncias entorpecentes (oxi, cocaína e mais de 200 pinos), uma balança de precisão, arma, munição, quantia em dinheiro e material para embalar os entorpecentes. A dupla irá responder pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas.

 

 

Final de semana mais tranquilo

Com reforço no policiamento ostensivo e abordagens na operação, este final de semana em Manaus foi considerado mais tranquilo, comparado ao último final de semana de janeiro de 2015, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No geral, os principais indicadores criminais (homicídio, latrocínio, lesão corporal dolosa, violência doméstica, estupro, furto e roubos) reduziram 18%.

Secretário de Segurança - Dr Sérgio Fontes
FOTO: Divulgação / SSP-AM

 

Somente nos crimes de homicídio, a redução foi de 33%, sendo seis registrados nesse final de semana contra nove no mesmo período do ano passado. “Cada órgão cumpriu a missão de reforçar o policiamento, fazer barreiras, abordar as pessoas e cumprir os mandados de prisão. Foi uma ação integrada que teve como foco a redução de crimes na cidade. Manaus, não é diferente das grandes capitais, onde a violência urbana é um grande desafio para os gestores públicos, porque não existe fórmula e nem matemática perfeita. Por isso, estamos sempre modificando as estratégias para dar mais segurança a sociedade em geral, como essa da operação Proximidade”, disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.

 

FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM
FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

Para o comandante-geral da PM, coronel Marcus Frota, a Operação ‘Proximidade’ comprova o fortalecimento da atuação entre os órgãos do sistema no modelo de segurança integrada determinado pelo governo do Estado. “Seguindo a determinação do nosso governador, as polícias Civil e Militar e as instituição que fazem parte do sistema de segurança estão trabalhando numa só linguagem, como uma só polícia. E cada um de nós, em suas competências, mas de forma conjunta, estamos conseguindo levar ao cidadão a sensação de segurança que ele merece. E isso é um caminho sem volta. Vamos atuar firmes para combater os crimes que tiram o sossego da sociedade, por meio das operações e também em nossas ações diárias”, ressaltou.

 

FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM
FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

Segundo o delegado-geral, Raimundo Acioly, os policiais civis trabalharam empenhados no combate a criminalidade. “Fizemos incursões em áreas consideradas mais perigosas, orientamos as pessoas, o que nos aproximou mais do cidadão. Essa proximidade nos ajuda, inclusive, na realização das nossas investigações, muitas vezes motivadas por informações de moradores”, explicou.

 

FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM
FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

O diretor do Núcleo Especial de Operações de Trânsito do Detran-AM, Davi Almeida, destacou que o trabalho integrado entre as polícias e a instituição de trânsito só agrega no combate aos crimes. “Boa parte dos crimes começa no trânsito, seja por meio de roubos a veículos que, em muitos casos, ainda são usados para a prática de outros crimes, como assaltos e até mesmo em casos de homicídios. A ação conjunta nas duas edições da operação nos proporcionou o mapeamento da cadeia produtiva do crime. Inclusive na inibição de atos ilícitos, a exemplo do condutor que costuma dirigir embriagado. Ao perceber a presença dos órgãos de segurança, ele evita o ato”, pontuou.

 

Balanço final de semana (29, 30 e 31 de janeiro)

 

Trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), apreendeu 92 veículos (82 motocicletas e 10 carros), registrou 126 autos de infrações, a maioria de condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 17 casos de descumprimento da Lei Seca, além de 52 CRLVs e 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) recolhidas por diversas irregularidades.

Subcomandante do Corpo de Bombeiros - Cel Rodrigues
FOTO: Sharon Marques / Assessoria SSP-AM

 

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros do Amazonas vistoriou 17 bares, três deles em bairros que a operação ‘Proximidade’ abrangia, os outros localizados em áreas onde ocorreram as bandas de Carnaval no fim de semana. Destes, quatro foram notificados por não estarem de acordo com as normas de segurança de prevenção e combate a incêndio.  “É importante os estabelecimentos comerciais terem o conhecimento das normas de segurança e, principalmente cumpri-las de forma adequada. Um local, por exemplo, sem a saída de emergência e sem a devida sinalização, em casos de incêndio pode ser fatal”, ressaltou o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Rodrigues

 

Monitoramento reforça ações – Desde a primeira edição da Operação ‘Proximidade’ as ações foram acompanhadas em tempo real do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que possui câmeras em locais estratégicos da cidade que recebem monitoramento online, possibilitando uma ação de pronta resposta em casos de ocorrências, segundo explicou o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara.   “Novamente a interação entre o CICC-R e o nosso Ciops (Centro Integrado de Operações) permitiu que conduzíssemos com êxito mais esta operação. Neste fim de semana com um pouco mais de atenção, pois a cidade estava mais agitada com as bandas e blocos de Carnaval”, ressaltou.