Ação conjunta resulta na prisão de jovem pela autoria de dois homicídios na capital

 

 

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Jeff David Mac Donald, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), falou na manhã desta terça-feira (22/05), às 9h30, durante coletiva de imprensa realizada no prédio da unidade policial, sobre  ação conjunta, envolvendo policiais militares da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado, em nome de Clilson Silva de Almeida, 24, conhecido como “Loirinho”.

O tenente da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Orlando Santos, da 12ª Cicom, que também participou da coletiva, informou que o infrator foi preso por policiais militares na tarde da última quarta-feira (16/05), por volta das 15h, em via pública, na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona centro-sul capital. Na ocasião, a guarnição estava realizando patrulhamento de rotina pelo local quando avistou Clilson em atitude suspeita. Durante abordagem, ele não apresentou documento de identificação e, ainda, informou outro nome, na tentativa de despistar os policiais.

“Clilson disse que respondia em liberdade por tentativa de homicídio em Nhamundá, município distante 383 quilômetros em linha reta da capital. Ele foi condenado a um ano de detenção pelo crime. O infrator confessou, ainda, que havia cometido outros crimes de homicídio em Manaus”, ressaltou o tenente da 12ª Cicom.

Jeff David Mac Donald explicou que o infrator foi conduzido ao prédio da especializada, onde foi verificado que “Loirinho” tinha, em aberto, dois mandados de prisão preventiva em nome dele, representados à Justiça pela equipe da DEHS.

“Leidiane de Souza Ferreira foi morta pelo infrator na madrugada do 18 de junho de 2017, por volta das 5h, nas dependências de um antigo hospital localizado no bairro Centro, zona sul. A vítima tinha 19 anos e estava grávida de cinco meses. “Loirinho” relatou que o crime foi encomendado por um traficante e estava relacionado a disputa por território de comercialização de drogas”, argumentou o delegado.

Ao longo da coletiva de imprensa Mac Donald esclareceu que Leidiane comercializava entorpecentes junto com o companheiro dela naquela região da cidade e, em determinado momento, acabou sendo ameaçada por um traficante, identificado como Charles Ferreira Farias, chamado de “Macaco”, que está sendo procurado pela polícia. Na noite do delito, a vítima foi atingida por tiros disparados por Clilson e Charles. Na manhã seguinte ao delito, a jovem foi encontrada sem vida em um quarto do 2° andar do antigo hospital.

Segundo homicídio – Conforme a autoridade policial, Maycon Bentes Farias foi morto na manhã do dia 13 de março deste ano, por volta das 7h30, em uma casa situada na rua das Pétalas, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, durante uma emboscada planejada por “Loirinho”. A vítima tinha 18 anos.

“A ex-companheira de Clilson teria um relacionamento com a vítima e, por ciúmes, o infrator desferiu golpes de faca em Maycon, que veio a óbito no local. No decorrer das oitivas, o infrator alega que a vítima pertencia a uma facção criminosa concorrente a que ele faz parte e, na tentativa de obter informações privilegiadas sobre a facção criminosa contrária, não ditas pela vítima, ele desferiu os golpes no tórax de Maycon, utilizando a arma branca. Podemos perceber que os dois crimes cometidos pelo infrator têm relação com o tráfico de drogas”, relatou o titular da DEHS.

Ordens Judiciais – Os dois mandados de prisão preventiva por homicídio, em nome do infrator, foram expedidos neste mês de maio, pelo juiz Alcides Carvalho Vieira Filho, no Plantão Criminal.

Indiciamento – Clilson foi indiciado por homicídio qualificado. Ao término dos procedimentos cabíveis na especializada, o infrator será levado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça.

Disque-Denúncia – O titular da DEHS solicitou a colaboração da população para localizar e prender Charles Ferreira Farias, chamado de “Macaco”, que está envolvido no homicídio de Leidiane. “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu Mac Donald. 

Quem puder colaborar com informações que possam ajudar os policiais civis da especializada, entrar em contato pelo número: (92) 99184 – 4434, o disque-denúncia da DEHS, ou pelo número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

FOTOS: ERLON RODRIGUES/PC-AM E LUIZA MARIA/PC-AM